Internet é o nome que se dá aos milhares de computadores espalhados pelo mundo que estão ligados entre si.
No início, as ligações eram feitas por fios que ligavam uns computadores aos outros. Tanto a nível físico como a nível conceptual esse conjunto de computadores ligados surgia com a forma de uma rede (mais concretamente um emaranhado).
Assim, começaram a existir redes de computadores (principalmente em universidades, grandes empresas e no exercito americano). Depois, essas redes foram ligadas umas às outras e alguém definiu uma série de regras que, se fossem seguidas por quaisquer dois computadores que estivessem ligados, permitiria enviar e receber informação arbitrária de um para o outro.
A criação de um sistema de comunicação bidireccional (que contempla também um sistema de moradas) permitiu que num curto espaço de tempo muitos computadores pudessem trocar informação de forma fiável, barata e a qualquer distância, a esse sistema foi dado o nome de Internet (comunicação inter-redes).
Da Internet, a face mais visível ao cidadão comum, é a World Wide Web, também conhecida pela sua sigla WWW.
A WWW funciona apoiada na Internet, através de uma outra série de regras que permitem que qualquer computador ligado à rede e que tenha um programa genericamente chamado de”servidor web” possa publicar informação de natureza diversa (texto, imagens, vídeo,…) num formato que é compreendido por outro computador que tenha um programa que podemos chamar genericamente “cliente web” ou navegador web (também conhecido como “browser”). Outra característica fundamental desta ferramenta é a possibilidade de uma informação poder apontar para outra. Esta possibilidade de ligar por exemplo o texto “mapa do mundo” a uma imagem do mapa do mundo é o que permite ter uma quantidade astronómica de informação ligada entre si e disponível para consulta. A este tipo de ligação onde um elemento de uma página está ligado a outro dá-se o nome de hiperligação (correntemente usa-se o estrangeirismo link).
Todos os sites que existem na “net” funcionam devido a este mecanismo básico ou graças a versões melhoradas destes mecanismos genéricos de comunicação, apresentação de conteúdos, e hiperligação.